domingo, 21 de novembro de 2010

Como funciona a Turma do Bem


A Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) dedicada a menores carentes que necessitam de tratamento odontológico.
Realizamos nossas atividades com o apoio de voluntários.
MISSÃO
Nossa missão é mudar a percepção da sociedade na questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade.
VALORES
       Fazer pelo outro o que faríamos pelos nossos filhos.
       Realizar com estética e alegria.
       Eficácia e transparência na gestão.
DENTISTA DO BEM
O Projeto Dentista do Bem é o principal trabalho da Turma do Bem.
Atualmente, o projeto conta com mais de 7.500 dentistas voluntários espalhados por todo o país, América Latina e Europa.
Mais de 100.000 crianças e adolescentes já foram triados pelo projeto e cerca de 12.000 estão em atendimento.
Como funciona:
O cirurgião-dentista compromete-se a realizar o tratamento e o atendimento preventivo de uma ou mais crianças/adolescentes até a idade adulta (18 anos), sendo assim considerado responsável clínico pela criança/adolescente e deve promover condições para a realização de todos os procedimentos que forem necessários.
Em caso de procedimentos específicos e fora da especialidade de atuação do profissional, o mesmo deverá localizar outro cirurgião-dentista para realizar o procedimento em questão.
A seleção das crianças/adolescentes é realizada através de uma triagem, feita em escolas da rede pública de ensino, utilizando-se de um índice de prioridade odontológica, que identifica a criança com maior problema bucal, pior condição sócio-econômica e mais próxima do primeiro emprego.
Tratamento
A Central de Atendimento identifica a criança ou adolescente que reside mais próxima de seu consultório. O responsável pelo paciente receberá uma carta ou uma ligação da Central de Atendimento. Em seguida ele entrará em contato com seu consultório para agendar a consulta, se apresentando como indicado pelo Projeto Dentista do Bem.
A criança ou adolescente, acompanhado pelo responsável, comparecerá no dia e horário agendado. A presença de um responsável pelo paciente é indispensável para o atendimento.
O cirurgião-dentista deve realizar a avaliação clínica e dar início ao tratamento. É importante enviar um relatório do tratamento realizado para a Central. Caso haja possibilidade do envio de fotos, elas serão importantes para a documentação do projeto.